5 Dicas para organizar suas ideias

1 de fevereiro de 2016
Júlia Azeredo

Não importa o que você faz da vida, se você é estudante ou diretor de uma grande organização. Se é um técnico de futebol ou analista de mídias sociais. Você tem que lidar com suas ideias o tempo todo. E nem sempre é fácil organizá-las. Quanto maior o volume de informações, mais complexa fica a organização de ideias. Entretanto, por mais complicado que possa parecer, há maneiras de se organizar suas ideias através do pensamento visual. Aqui vão cinco dicas que normalmente utilizo quando preciso auxiliar meus clientes a organizar suas ideias:

1) Analise o todo
A primeira etapa é visualizar o cenário no qual o conteúdo se encontra. Entender as relações que uma ideia tem com outras semelhantes. Compreender o contexto. Interpretar.

2) Separe as ideias em post its
Uma das grandes invenções da atualidade são os papeis adesivos. São práticos, fáceis de manusear e permitem organizar as ideias de um jeito dinâmico. Colocá-las em postits é melhor que anotá-las em um caderno, pois você conseguirá mudar sua ordem, fazer agrupamentos, combinações.

3) Crie uma sequência lógica
Após listar as ideias e tópicos em post its, você pode criar uma sequência lógica, uma espécie de roteiro para suas ideias. Com uma sequência lógica em mente, fica mais fácil compreender e memorizar.  Há várias possibilidades de criação de uma sequência lógica. Depende do objetivo. Por exemplo, um aluno que está estudando sobre História do Brasil, pode organizar seu raciocínio de maneira cronológica, ou relacionar as informações ao contexto internacional.

4) Pense em uma metáfora
Metáfora é uma forma de deixar seu raciocínio mais lúdico, favorecendo a compreensão e mesmo a memorização. É uma poderosa forma de comunicação e organização de ideias. Por exemplo, pense na organização de uma empresa como se fosse um ecossistema, e organize suas ideias baseando-se em características comuns.

5) Ilustre
Agora que você já tem uma sequência lógica e talvez tenha pensado em uma metáfora, que tal ilustrar o conteúdo? Ilustrar é dar forma a uma ideia. Não precisa saber desenhar, basta colocar suas ideias no papel, utilizando recursos simples, como setas, formas geométricas básicas, bonecos de palitinho, ícones… O seu cérebro vai compreender e guardar melhor a informação se você for além do texto escrito.

Dica bônus: Compartilhe sua ideia e aceite feedbacks
Muitas pessoas tem ideias semelhantes às suas. E, mesmo quando diferentes, podem ser complementares. Se está estudando para uma prova, compartilhe com alguém o que registrou e peça feedbacks. Se tem uma ideia de negócio, faça o mesmo. Muitas vezes, por medo de compartilhar suas ideias, as pessoas perdem a oportunidade de aprimorá-las. Em conjunto, as ideias se complementam e crescem.  ;)

 

  • https://about.me/lucasmf Lucas Moura Freitas

    Cara que fantástico!!! Parabéns pelo seu trabalho.

  • Tiberio Costa

    adorei a sua ideia obrigado