Desenho digital: como começar

28 de julho de 2016
Júlia Azeredo

O desenho digital é uma ferramenta muito eficiente e rápida de comunicação que torna o trabalho de esboçar ideias, planejar e construir apresentações muito mais simples! Além disso, é uma maneira muito prática de fazer mapas mentais, organizar o funcionamento e gerenciamento de equipes e até mesmo planejar as tarefas do dia-a-dia.

Muita gente já está convencida dos benefícios do pensamento visual e das ferramentas digitais mas ainda não tem certeza de como utiliza-las ou fica em dúvida sobre quais atenderiam melhor às suas necessidades ou objetivos. Foi pensando em facilitar a vida de quem precisa, deseja ou está decidido a começar a usa-las, que separamos algumas indicações de aparelhos e aplicativos disponíveis no mercado.

E se é para falar em facilitar a vida, vamos começar pelas tablets, essas telinhas sensíveis que nasceram para nos poupar da experiência no mínimo desconfortável de desenhar com o mouse. Já imaginou?

No mercado existem inúmeras marcas que já produzem esses aparelhos mas a gente gosta de indicar as Wacom. Elas tem as telas mais sensíveis, as canetas mais leves, o melhor custo benefício além de serem produzidas por uma empresa que tem como foco principal a digitalização de traços.

 

Wacom Draw: essa mesa é indicada para iniciantes e vem acompanhada do software gratuito para download com instruções claras de utilização e treinamentos que facilitam muito as primeiras experiências com o aparelho

Wacom Draw

 

Wacom One: de tamanho compacto, essa tablet é perfeita para áreas de trabalho com espaço reduzido e para quem precisa transporta-la de um lugar para outro. Possui uma área ativa maior do que outras tablets do mesmo tamanho, o que possibilita traços mais amplos.

Wacom One

 

Wacon Cintiq: essa é a linha profissional da Wacom e de investimento mais alto. Os aparelhos tem excelente qualidade de cor e resolução, tela de LED com amplo ângulo de visão e profundidades de cor muitos superiores aos das linhas mais simples. Permite que o usuário desenhe direto na tela, o que torna o desenho praticamente sincronizado com o tempo real e a experiência muito mais proveitosa.

dth2700-12-g

Wacom Cintiq

 

Quanto aos aplicativos de edição e captação de imagens disponíveis no mercado temos algumas indicações:

Para os iniciantes, é possível conseguir bons resultados com o aplicativo Windows que é gratuito e vem instalado nos pacotes básicos, o Paint (se você não usa o Paint há muito tempo, experimente, pois muita coisa melhorou nos últimos anos).

O Illustrator e o Photoshop são programas pagos mas com uma qualidade bastante superior em relação aos recursos e efeitos que disponibilizam.

O ArtRage Lite é um aplicativo Wacom e que pode ser baixado gratuitamente pelos usuários que adiquirem a mesa digitalizadora Intuos Draw. E todos os modelos da marca vêm acompanhados de aplicativos elaborados de acordo com a complexidade e recursos das tablets.

Aproveite o momento pra começar a se aventurar nos desenhos digitais ou para melhorar seus equipamentos e aplicativos! E não se esqueça de que as ferramentas digitais oferecem muitos mais recursos e possibilidades nas solução de seus problemas!

  • Fabricio Pinho

    Qual é a melhor escolha: One by Wacom média ou a Intuos Draw?