O que Copenhague tem a ensinar para sua cidade em 5 lições

4 de setembro de 2013
lucasalvz

Se você entende um pouco de Geografia, sabe que Copenhague (Kopenhagen) não é só uma marca de chocolate, mas a capital do país com um dos mais elevados padrões de vida no mundo: a Dinamarca.

Lá, 89% da população se diz satisfeita com sua cidade. Pensa em como seria esse número na cidade onde você mora. Pegue 10 amigos seus e pergunte o que acham de onde moram. Não se surpreenda se menos da metade se mostrar satisfeito. Afinal, sempre tem algo para nos preocuparmos: mobilidade urbana, violência, saúde, educação, tudo isso junto e misturado… :(

Jeff Risom, famoso planejador urbano dinamarquês, dá cinco dicas para pensarmos em nossa cidade e até em nosso trabalho. Você verá essas dicas comentadas no vídeo ao final do post, mas sintetizaremos a seguir para você:

1. Ponha as pessoas em primeiro lugar
Não carros, não obras, não verbas. Pessoas!

Copenhagem - Dica 1
2. Entenda como as pessoas usam a cidade
Ouvir é fundamental. Seja em redes sociais, seja pessoalmente, mas ouça! E ouvir é estar aberto a receber críticas.

Dica 2
3. Teste ideias
Isso não quer dizer construir uma estação de transporte rápido e depois destruí-la por falta de planejamento. Pesquise alternativas saudáveis e implemente em pequenos pontos.
Dica 3

4. Coloque grandes projetos em prática
Entenda o processo: pesquise, teste pequeno e implemente grande. Isso é design thinking, senhor prefeito!
dica4
5. Crie um senso de respeito entre todos
Tudo deve ter qualidade – para todos. Se o meio está bom tanto para o ciclista quanto para o motorista de táxi ou de ônibus, a chance de haver conflito entre eles é bem menor. Afinal, todos precisam de seu espaço na cidade. Isso vale pra todos, ricos, pobres, homens, mulheres e crianças.

dica5

Agora você pensa: quero mudar pra Dinamarca! Talvez não seja por aí, comece divulgando essas ideias, repense o jeito como atua em sua cidade!

Pra finalizar, veja o vídeo completo e fique com inveja da piscina pública e pense como seria isso naquele rio poluído perto da sua casa:

[media url=”http://vimeo.com/36981813″ width=”600″ height=”400″]

Vídeo retirado do canal do Cidade para Pessoas.