O que é Design da Informação?

25 de abril de 2014
Ideia Clara

A internet é um poço sem fim de informações… e disso, todo mundo sabe. Para destacar um conteúdo nesse mundo de coisas é preciso ter uma boa estratégia, um bom conteúdo (claro) e, também, algum conhecimento de design de informação, sempre que necessário.

Mas, afinal, o que é design da informação?

Também conhecido como “infodesign”, o design de informação lida diretamente com a forma com que o conteúdo é apresentado às pessoas; ou seja: dá-se importância não só para o que se diz, mas também para como se está sendo dito, no intuito de potencializar a captação da mensagem.

O infodesign pode ser aplicado em ambientes digitais e analógicos, desde que siga o processo de contextualização e planejamento do conteúdo a ser passado. Engloba princípios de interface gráfica e produção de conteúdo que vai impactar o público alvo.

Dessa forma, a mensagem é levada do emissor ao receptor de forma muito mais clara e otimizada, o que melhora consideravelmente as taxas de engajamento e conversão por parte do público. Mais do que isso, o design de informação pode ser usado a partir de várias vertentes e áreas do conhecimento, como ilustração, fotografia, cartografia, design gráfico, industrial, arquitetura e psicologia experimental, para ficarmos apenas em alguns exemplos.

Por que usar Design de Informação?

Por ser multidisciplinar e de facilitação do entendimento, o design de informação pode – e deve – ser usado por todos que querem comunicar-se com seu público alvo de maneira mais pontual e precisa. Usar dessa ferramenta é ter a certeza de que a mensagem a ser passada chegará ao destino com alta qualidade, sem que o público tenha que buscar outras fontes para entendê-la.

Se você tem uma empresa com um objetivo que pareça complexo aos olhos leigos, o design de informação pode te ajudar a organizar as ideias e levar para seus ambientes digitais (e analógicos) um meio mais simples de comunicar a sua ideia a quem ela realmente interessa.