Como vídeos animados ajudaram a explicar os cursos de graduação do Unibh
O Unibh está com a Ideia Clara antes mesmo dela existir. O fato é que tanto o Lucas Alves, fundador e facilitador gráfico, e eu (Lucas Esteves) motion designer e diretor de arte, já estudamos lá. Então, somos de casa. Ao longo desses 10 anos de Ideia Clara, o Unibh sempre foi um parceiro importante nessa história e já construímos diversos projetos juntos. Um deles foi o vídeo explicativo sobre o programa estudantil Unibh Juro Zero.
Fizemos também o vídeo para a divulgação do novo projeto de sinalização do Campus Buritis, entre outros. Mas este projeto que vamos falar, teve um gostinho especial. Não somente por se tratar dos vídeos dos cursos de graduação, mas por terem personagens exclusivos e completamente diferentes uns dos outros.
Em 2018, quando o Unibh nos procurou, havia a necessidade de explicar como seria cada curso, mercado e estrutura, de forma simples e padronizada. O maior problema é que cada curso possuía sua página com um vídeo onde um professor ou coordenador explicava sobre o curso, mas por motivos diversos, este profissional saía da instituição ou parava de lecionar ou coordenar, deixando o vídeo desatualizado ou inapropriado para uso. Além disso não havia um modelo. Existia o desafio de padronizar, simplificar, tornar o vídeo do curso funcional, e claro, atrativo e cativante.
O vídeo também precisava estar adequado tecnicamente às redes sociais e que conversasse com o público. Sem falar do tempo de entrega, já que o volume era grande. Para isso, foram desenvolvidos 42 personagens – um personagem exclusivo para cada curso.
Um ponto de destaque desse projeto é a diversidade, que nada mais é do que trabalhar a inclusão e retratar a realidade do país, fugindo dos padrões tradicionais do mercado publicitário. A diversidade é uma das marcas do Brasil e por isso é uma causa tão importante e que deve ser mostrada, falada e, claro: animada através dos vídeos.
Os 42 personagens são completamente diferentes uns dos outros: altos, baixos, negros, morenos, brancos, loiros, ruivos, portadores de necessidades especiais, gordos, magros, carecas, cabeludos, homens, mulheres e trans. O Alexandre Martins, nosso mestre da ilustração, se encarregou de criar os personagens com detalhes à parte, seja na roupa, nome, um símbolo, estilo, etnia, objeto, movimento e até tem easter egg.
Não vamos dar spoilers, melhor você conferir e ver o que acha clicando aqui.
Todos os vídeos seguem uma estrutura: introdução do personagem com uma breve história, diferenciais, mercado de trabalho, informações gerais do curso como duração, titulação, turno, unidades e, por fim, encerramento. Todos os vídeos tem até 1:00 de duração, assim, eles se adaptam facilmente aos padrões de redes sociais, como o Instagram.
O estilo escolhido foi o Flat design para ilustração e motion graphics para animações. Somados constroem uma linguagem interessante que consiste em ilustrações e movimentos simplificados, com cores sólidas e poucos detalhes, o que valoriza o conteúdo, criando uma interface mais atraente, lúdica e sofisticada.
Além de tudo, os vídeos são divertidos de ver, assim como foram para editar. Eu tive a honra de poder usar novos recursos e testar novas ferramentas, fugindo dos vídeos que estávamos acostumados a criar em whiteboard.
Além de solucionar uma grande necessidade, fizemos um projeto super legal, trabalhando a diversidade, e claro, testando novos estilos de animação e ilustração. Foi um trabalho que nos fez crescer ainda mais e nos ajudou a enxergar o mundo de uma forma melhor. Viu porque teve um gostinho especial?
Os vídeos não são mais coisa do futuro, são mais atuais do que nunca! São excelentes ferramentas capazes de engajar o público, seja entretendo, educando, divertindo ou explicando ideias e facilitando o entendimento.
E aí, curtiu? Não deixe de conferir esses e mais vídeos no nosso canal!