Como os vídeos animados ajudam a explicar protocolos de retorno às aulas

A pandemia do novo Corona vírus (COVID-19), trouxe diversas crises: sanitária, política, de energias, econômica/financeira e também a crise da desinformação. Num momento tão conturbado, com tantas informações falsas, dúvidas e futuro incerto, é necessário usar ferramentas que auxiliem na transmissão de mensagens com eficiência e clareza. 

Um vídeo explicativo animado pode ser ideal para apresentar conteúdos importantes como os protocolos de saúde, cuidado e proteção. É uma ferramenta rica em recursos, pois usa de ilustrações animadas, textos complementares, locução, trilha sonora e, em alguns casos, legenda. Dentre as vantagens podemos destacar alguns pontos, como deixar a linguagem mais lúdica, gerar impacto, tornar o conteúdo mais leve e aumentar a retenção de informação e o entendimento da mesma.

Ilustrações realizadas para o vídeo animado “Tempo de Cuidar”, do Colégio Santo Agostinho.

Diferente de vídeos filmados em estúdios, com alto custo de produção, ou mídias mais simples, como cartilhas, folders ou e-mails marketings, que podem apresentar muitos textos, o conteúdo apresentado em vídeos explicativos animados é mais dinâmico e o tempo de produção é mais curto. 

Além de colocar o assunto de forma simples e fácil, os cuidados gerais necessários no retorno às aulas em um vídeo em formato de manual, podemos apresentar um tom de voz acolhedor, cumprindo o objetivo principal de tranquilizar os familiares, funcionários e alunos.

Iremos apresentar o caso do Colégio Santo Agostinho, que inova a cada dia em ações para comunicar suas ações com a comunidade escolar.

COMO O SANTO AGOSTINHO EXPLICOU OS PROTOCOLOS DE RETORNO ÀS AULAS ATRAVÉS DE UM VÍDEO EXPLICATIVO

O Colégio Santo Agostinho é um grande parceiro da Ideia Clara e entende a importância de usar vídeos explicativos na área da educação. Já construímos juntos, ao longo de alguns anos, diversos vídeos, falando de Educação Bilingue – um programa de ensino que desenvolve habilidades socioemocionais fundamentais,  Cultura de paz – filosofia que tem como objetivo multiplicar bons hábitos e principalmente combater e prevenir o bullying, e sustentabilidade, através da Plataforma Terráqueos – um espaço que informa, promove e mobiliza pessoas atuando em defesa do planeta Terra.

Recentemente, produzimos a animação para explicar o projeto “Tempo de Cuidar”. O vídeo faz parte de uma plataforma criada especialmente para abordar todos os cuidados que devem ser tomados no retorno às atividades escolares.

Frame sobre os cuidados gerais do vídeo “Tempo de Cuidar”, do Colégio Santo Agostinho.

No caso do Santo Agostinho, o vídeo foi criado em formato de apresentação, como um manual resumido animado, expondo cuidados gerais como a chegada no colégio, espaços, limpeza e manutenção, hora do lanche, dentre outros. Veja abaixo o resultado 🙂

Gostou da ideia? Vem bater um papo com a gente e descobrir qual é a melhor forma de descomplicar a sua ideia!

Mande um oi e conte para gente como podemos ajudar:

Desenvolva a criatividade da sua equipe:

Vamos trocar uma ideia?

Menu