Home Office: 5 ferramentas em tempo de prevenção

A gente sabe que na atual situação mundial, o home office acabou virando uma medida de prevenção contra o coronavírus, mas muita gente tem dificuldade em se organizar trabalhando de casa. Por mais difícil que seja esse processo, ele é extremamente necessário!  Por isso, trouxemos 5 ferramentas para te ajudar nos próximos dias – e quem sabe mais pra frente também? Dá só uma olhada:

OKR

Traduzidos como Objetivos e Resultados-Chave, os OKR são uma metodologia de gestão baseado em metas. A gente sabe o quão difícil é a tarefa de se organizar para trabalhar de casa, e é por isso que essa ferramenta pode ser tão útil para você. 

Ela funciona assim: os objetivos são aquelas metas que quer alcançar, e você deve organizá-los com descrições objetivas – quanto mais motivador e envolvente, melhor! Os resultados-chave são os degraus que te levam a alcançar o seu objetivo, mas que também funcionam como métricas do seu progresso. O ideal é que cada objetivo principal seja constituído de 3 a 5 resultados-chave, já que torna o processo mais memorável e envolvente!
O mais legal dos OKR é que pode ser usada como uma ferramenta de alinhamento e engajamento de equipe, ou para o seu plano pessoal de metas. É simples, mas efetivo – do jeitinho que a gente gosta! 

Trello

O Trello é uma ferramenta digital de organização em listas que se adapta a diferentes estratégias de estruturação – e o melhor: é gratuito! 

Além de ser muito visual, tem uma capacidade de personalização bem grande, então pode se moldar a metodologias específicas – como a OKR -, ou permitir que você crie sua própria lógica.
O mais legal para quem trabalha em home office é que você consegue acompanhar a evolução do seu time, e permitir que continuem alinhados mesmo à distância! 

Google Hangouts

Sair de casa para fazer reunião é coisa do passado, e a gente já vem se acostumando com isso há um tempo. Quando esse encontro não pode se resumir em um e-mail, o Hangouts Meet pode substituir todas aquelas horas no trânsito! 

O Hangouts é um recurso da Google que comporta até 250 pessoas em uma reunião virtual, e até 100 mil espectadores para transmissões ao vivo – tudo isso otimizado para deixar a sua experiência o mais real possível!

Trata-se, normalmente, de um recurso pago para assinantes do Enterprise. No entanto, com a pandemia do COVID-19, ele foi liberado gratuitamente para todos os usuários, a fim de estimular o processo de quarentena que impede a proliferação do vírus. 

Tá aí uma boa alternativa para aquela reunião super longe em pleno horário de pico, né?

Slack 

A comunicação é um fator essencial dentro de qualquer empresa para o funcionamento pleno de tudo, e a gente sabe disso. No home office, pode ser um pouco mais difícil de se comunicar com o sua equipe. Por isso, o Slack é uma ótima ferramenta para manter-se em contato com todo mundo sem muito esforço!

O chat é a forma mais utilizada no Slack, mas também faz chamadas em vídeo, garantindo uma super interação entre os participantes. Além disso, é bem customizável, então se adapta direitinho ao seu negócio, e deixa o time todo integrado! 

Facilitação Gráfica Virtual

Por falar em reuniões virtuais, você sabia que a facilitação gráfica não fica de fora dessa nova tendência? A gente tá acostumado a ver o facilitador presente em um evento, com suas canetinhas na mão e debruçado sobre o papel, mas os desenhos digitais também fazem parte da vida desse pessoal, e podem substituir o método tradicional!

Aqui na Ideia Clara, a gente tem a opção de fazer a sua facilitação virtual ao vivo, compartilhando a tela em que o facilitador desenha, ou reunir as informações com antecedência e preparar aquele painel elaborado que você adora. Tudo isso sem sair de casa!

Se identificou com alguma dessas ferramentas? Bem, com a facilitação a gente te ajuda! Qualquer dúvida ou orçamento, pode entrar em contato com a gente aqui pelo site mesmo que vamos correndo te atender!

Milena Franco | Redatora
Ilustração por Bia Gabino

Vamos trocar uma ideia?

Menu