A importância dos recursos audiovisuais para sua marca

10 de junho de 2014
Ideia Clara

Uma imagem vale mais que mil palavras. Com certeza em algum momento de sua vida você já ouviu esta frase. Ela traduz muito bem a força da comunicação visual nos dias atuais.

Com a popularização da Internet, as imagens e principalmente os vídeos ganharam maior força no mercado da comunicação e do marketing. Isso possibilitou uma maior eficiência e abrangência no sistema de distribuição e exibição do produto audiovisual, estimulando a criação e divulgação dos mesmos.

As facilidades da web contribuíram também para a redução dos custos de produção e principalmente da divulgação de vídeos e animações. Isso porque hoje existem inúmeros recursos disponíveis que auxiliam os criadores de produtos audiovisuais no seu momento criativo, falaremos mais sobre isso em outro post.

recursos-audio-visuais

A utilização do vídeo como ferramenta de marketing em televisões sempre foi inquestionável, porém essa estratégia tem se tornado uma alternativa ainda mais eficaz no meio digital. Para se ter uma ideia, alguns canais de vídeo já contam com mais de 4 bilhões de acessos diários, o que os coloca em uma posição de prestígio entre o público.

Diante deste novo cenário, é preciso repensar as estratégias de divulgação de nossos produtos e serviços, a fim de criar ações mais assertivas, que atendam as necessidades no seu público.

A total mudança de comportamento no perfil do público e seu relacionamento mais intenso com conteúdos audiovisuais é fato. Conforme afirma Robert Kyncl, vice-presidente de conteúdo do Youtube, a previsão é de que os usuários de vídeo online irão dobrar até 2016, chegando a um total aproximado de 1,5 bilhão de usuários em todo o mundo.

Como a sua empresa utiliza os recursos audiovisuais?

As empresas e os novos empreendedores precisam se adequar a essa nova realidade, adaptando suas campanhas institucionais e de captação, para que elas incorporem essa nova cultura digital objetivando atingir um maior número de pessoas.

Vamos tomar como exemplo o segmento educacional, é fácil perceber o quanto a tecnologia está cada vez mais presente na vida dos alunos e o quanto o compartilhamento de vídeos de curta duração vem crescendo a cada ano. Entre as páginas com maior número de acessos na internet, estão aquelas que permitem assistir e disponibilizar vídeos. E, esse cenário se constitui, porque os estudantes buscam conteúdos apresentados de forma criativa, que conseguem passar a sua mensagem de forma simples e funcional.

Existem muitas experiências interessantes que exploram as vantagens do material audiovisual no processo educativo, no qual Universidades criam espaços de aprendizagem mais ricos, estimulando a pesquisa, desenvolvendo competências individuais ou em grupo e incentivando o compartilhamento de experiências.

importancia-dos-recursos-audio-visuais

Existem várias estratégias audiovisuais, com formatos específicos, que podem ser incorporados em seu planejamento de mídia. Basta conhecer o seu público e escolher a estratégia ideal para atraí-los.

Confira 5 exemplos de vídeos que vão alavancar sua campanha de captação:

1 – Vídeo de apresentação

Que tal aproveitar os coordenadores de um curso, ou professores, para uma breve apresentação dos diferenciais deste curso e da sua universidade? Questões ligadas à oportunidade de emprego e estágio são sempre bem recebidas por seus alunos. Lembre-se, empregabilidade é tudo!

Os vídeos de apresentação são uma forma para aumentar a credibilidade e visibilidade do seu produto ou serviço usando o seu próprio sucesso para alavancar as vendas.

2 – Vídeos corporativos ou institucionais

Este modelo é mais recomendado quando se quer passar os valores e objetivos da sua Instituição de Ensino. Com ele você pode transmitir de forma criativa as principais características da sua Instituição de Ensino, se diferenciando das outras ao apresentar os valores morais e de conduta que a sua Universidade acredita e transmite em sua estrutura.

Desta forma, você criará as condições para se estabelecer no mercado e se relacionar mais diretamente com o seu publico, se tornando uma referência entre seus futuros alunos, alunos e colaboradores.

Confira abaixo o exemplo da Fadisp: https://www.youtube.com/watch?v=XGTPbkMi3oI

3 – Depoimentos

Vídeos com depoimentos de alunos ou ex-alunos é uma excelente forma para dar maior legitimidade para o serviço que a sua Universidade oferece. Além de aumentar a confiança e agregar valor, essa é uma excelente forma para ampliar o seu relacionamento com seus alunos e consequentemente o seu Capital Social.

4 – Tutoriais ou Vídeos de treinamento

As pessoas preferem assistir vídeos de capacitação a ler textos ou manuais. Quando as pessoas podem ver e ouvir ao mesmo tempo, a compreensão é mais eficaz, já que o apresentador geralmente utiliza em seu discurso não apenas a linguagem, mas também recursos visuais que auxiliam o entendimento do seu público.

Esse é o meio ideal para treinar funcionários e educar seus alunos a respeito de um novo processo ou tarefa a ser cumprida.

Confira mais um exemplo criado pelo Ideia Clara para a Unipê: https://www.youtube.com/watch?v=lvCzxDnIq_8

5 – Vídeos educativos/pedagógicos

 Os vídeos educativos disponibilizados na internet estão sendo utilizados com frequência no meio educacional, ampliando as possibilidades de ensino e favorecendo o aprendizado. Com esse recurso, é possível disponibilizar aulas, apresentar procedimentos e trabalhar conteúdos complexos, de forma a facilitar o aprendizado.

Animação criada para ensinar sobre Gestão de Projetos:

https://www.youtube.com/watch?v=JGb3Nq4eNF4

Lembre-se, os recursos são muitos, as possibilidades também. Para todas as alternativas nós podemos te ajudar. Fale conosco!