Como vídeos explicativos podem ser usados na
área da educação?
Vídeos Explicativos na Educação: Transforme o Aprendizado com Impacto Visual
Hoje em dia, muitas empresas estão apostando em vídeos animados para simplificar informações sobre suas ideias, negócios, produtos e serviços.
Especialistas afirmaram (antes do turbilhão causado pela pandemia de Covid-19) que mais de 1 bilhão de vídeos eram assistidos todos os dias e que no ano de 2020, 82% do tráfego da internet seria audiovisual. Já em 2023, somente no Youtube, o número passa de 4 bilhões de vídeos vistos a cada dia.
Este fenômeno se estende por todos os segmentos, incluindo uma esfera essencial: a educação. Institutos pedagógicos, escolas de ensino médio e fundamental e universidades também aderiram aos vídeos para explicar conceitos e comunicar com seu público.
E você sabe o que todos os exemplos a seguir têm em comum? Eles causam impacto visual!
Vou te apresentar alguns dados que mostram como os vídeos podem envolver mais as pessoas!
Dá uma olhada:
- As pessoas preferem ver/assistir a ler textos, já que os recursos audiovisuais são mais atrativos.
- Usa linguagens lúdicas que conquistam pessoas de todas as idades;
- Cerca de 90% das pessoas se recordam de vídeos, mesmo depois de terem visto há algum tempo.
- Contar histórias é extremamente atrativo e persuasivo. O homem conta história desde que é homem, e as pessoas se interessam por isso.
- O custo de produção de um vídeo animado/explicativo é financeiramente viável em relação à outras produções audiovisuais, como filmagens em locações, atores, equipamentos, etc.
- Através de vídeos animados, é possível explicar processos complexos de forma simples e divertida;
- É possível mesclar linguagens de cinema, games, quadrinhos, design gráfico e diversas outras.
Aqui na Ideia Clara, grande parte de nossos parceiros e clientes é da área da educação. Então para responder à pergunta que dá título a este texto, separamos alguns exemplos de temas e estilos para você se inspirar, olha só!
Para explicar o funcionamento da sua instituição ou produto
O vídeo pode ser usado para explicar como funciona a sua instituição ou produto. Aqui, para o Crescer, o vídeo animado ainda faz mais sentido para combinar com a proposta lúdica e criativa do espaço!
Para tratar de assuntos delicados
Precisa levantar uma discussão sobre um assunto delicado mas não sabe como abordar? Além de tornarem a pauta mais palpável e humanizada, os vídeos tratam do assunto com mais leveza sem perder a seriedade. Foi pensando assim que a gente fez esse vídeo para o Colégio Santo Agostinho sobre bullying e cultura da paz:
Para explicar processos complicados
Sabe aquele processo complicado que é super importante mas difícil de entender? Com os recursos audiovisuais, ele vai ser muito mais didático e compreensível! O financiamento do UniBH, por envolver números, costuma causar dor de cabeça pra muita gente, né? A gente entrou em ação e tudo ficou bem mais simples! Olha aí:
Para mostrar todas as especificidades de um produto
Os vídeos também são opção para mostrar todas as especificidades de um produto, como foi o caso da apresentação dos cursos do UniBh. Já falamos sobre esse projeto em um post exclusivo. Clique aqui para saber mais!
Para tratar de assuntos corporativos
Questões institucionais também são opções para os vídeos! Por se tratar de um assunto mais corporativo, a dinamicidade do recurso audiovisual evita que o conteúdo fique chato e maçante. Olha só como isso funcionou para o vídeo sobre a fusão da Una com a Faced:
Para falar de longos processos
Longos processos ficam muito mais simples de entender com os vídeos, já que permite ao seu espectador acompanhar o desenvolvimento sem se perder em nenhuma etapa. A Anima precisava mostrar o seu diferencial de aprendizagem, e a gente ajudou a deixar essa informação bem mais fácil de entender! Dá uma olhada no resultado:
O mesmo raciocínio segue para o projeto da Una de incentivo acadêmico. Por se tratar de uma ideia um pouco mais complexa, os vídeos são super importantes para aumentar o entendimento do seu produto!
Para comunicar com o público jovem
E quando você tem um público jovem, o vídeo funciona melhor ainda, sabia? Essa nova geração tem como característica a apreciação pelo audiovisual, e, para falar na língua deles, o ideal é apostar em animações como essa que a gente fez para a Una! Confira:
Para contar histórias institucionais
Histórias institucionais ficam super dinâmicas com os recursos audiovisuais, e a gente até aplica alguns recursos de storytelling para deixar tudo ainda mais interessante!
Esses foram alguns dos exemplos que separamos, mas você pode ver mais vídeos em nosso canal!
E se você tem interesse em saber mais sobre vídeos explicativos educacionais, entre em contato com a gente!
É só preencher o formulário abaixo!