Como vídeos explicativos podem ser usados na

área da educação?

A cada dia que passa, cresce o número de empresas que estão usando vídeos animados para explicar ideias, negócios, produtos e serviços. Especialistas afirmaram (antes da crise mundial causada pela pandemia do Covid-19), que mais de 1 bilhão de vídeos são assistidos todos os dias e que neste ano de 2020, 82% do tráfego da internet será audiovisual. São os mais diversos vídeos de empresas e profissionais de todos os segmentos, e na área da educação não é diferente. Institutos pedagógicos, escolas de ensino médio e fundamental e universidades também aderiram aos vídeos para explicar e comunicar com seu público. 

E você sabe o que todos os exemplos a seguir têm em comum em sua singularidade? Causam impacto visual!
Colhi alguns dados que vão te ajudar a entender como os vídeos engajam mais o público, dá só uma olhada:

  • As pessoas preferem ver/assistir a ler textos, já que os recursos audiovisuais são mais atrativos.
  • Usa linguagens lúdicas que conquistam pessoas de todas as idades;
  • Cerca de 90% das pessoas se recordam de vídeos, mesmo depois de terem visto há algum tempo.
  • Contar histórias é extremamente atrativo e persuasivo. O homem conta história desde que é homem, e as pessoas se interessam por isso.
  • O custo de produção de um vídeo animado/explicativo é financeiramente viável em relação à outras produções audiovisuais, como filmagens em locações, atores, equipamentos, etc.
  • Através de vídeos animados, é possível explicar processos complexos de forma simples e divertida;
  • É possível mesclar linguagens de cinema, games, quadrinhos, design gráfico e diversas outras.

Aqui na Ideia Clara, grande parte de nossos parceiros e clientes é da área da educação. Para responder à pergunta que dá título a este texto, separamos alguns exemplos de temas e estilos.

O vídeo pode ser usado para explicar como funciona a sua instituição ou produto. Aqui, para o Crescer, o vídeo animado ainda faz mais sentido para combinar com a proposta lúdica e criativa do espaço! Olha só:

Precisa levantar uma discussão sobre um assunto delicado mas não sabe como abordar? Além de tornarem a pauta mais palpável e humanizada, os vídeos tratam do assunto com mais leveza sem perder a seriedade. Foi pensando assim que a gente fez esse vídeo para o Colégio Santo Agostinho sobre bullying e cultura da paz:

Sabe aquele processo complicado que é super importante mas difícil de entender? Com os recursos audiovisuais, ele vai ser muito mais didático e compreensível! O financiamento do UniBH, por envolver números, costuma causar dor de cabeça pra muita gente, né? A gente entrou em ação e tudo ficou bem mais simples! Olha aí:

Os vídeos também são opção para mostrar todas as especificidades de um produto, como foi o caso da apresentação dos cursos do UniBh. Já falamos sobre esse projeto em um post exclusivo. Clique aqui para saber mais!

Questões institucionais também são opções para os vídeos! Por se tratar de um assunto mais corporativo, a dinamicidade do recurso audiovisual evita que o conteúdo fique chato e maçante. Olha só como isso funcionou para o vídeo sobre a fusão da Una com a Faced:

Longos processos ficam muito mais simples de entender com os vídeos, já que permite ao seu espectador acompanhar o desenvolvimento sem se perder em nenhuma etapa. A Anima precisava mostrar o seu diferencial de aprendizagem, e a gente ajudou a deixar essa informação bem mais fácil de entender! Dá uma olhada no resultado:

O mesmo raciocínio segue para o projeto da Una de incentivo acadêmico. Por se tratar de uma ideia um pouco mais complexa, os vídeos são super importantes para aumentar o entendimento do seu produto!

E quando você tem um público jovem, o vídeo funciona melhor ainda, sabia? Essa nova geração tem como característica a apreciação pelo audiovisual, e, para falar na língua deles, o ideal é apostar em animações como essa que a gente fez para a Una! Confira:

Histórias institucionais ficam super dinâmicas com os recursos audiovisuais, e a gente até aplica alguns recursos de storytelling para deixar tudo ainda mais interessante!

https://youtu.be/QB7pXmKKayw

E aí, gostou dos exemplos? Você pode ver mais vídeos em nosso canal!
Entre em contato com a gente para saber mais!

É só ligar no telefone (31) 9 7111-7474 ou mandar um e-mail para: contato@ideiaclara.com

Referências: https://www.startse.com/noticia/startups/videos-connect-samba

LIVRO DIGITAL “DESENHE SUA IDEIA”

Vamos trocar uma ideia?

Menu