Desenhando o futuro da Educação
O futuro da educação não está no novo aplicativo ou na tecnologia da moda. O futuro está na pergunta.
Quem passou pelos corredores da Bett Brasil – o maior evento de inovação na Educação da América Latina, pode ter tido a impressão de que o futuro da educação está nas plataformas, na inteligência artificial ou em um sistema inovador de correção de provas. Luzes de LED, pessoas vestidas de robô, grandes TVs interativas ditavam o tom do evento.
O cenário mudava quando alguém parava no “Corredor E”. Lá tinha um grande painel em branco, e uma pergunta: “Como a educação pode liderar as transformações sociais?” As pessoas eram convidadas a respondê-la e, ao longo do evento, nós desenhávamos as ideias. No final, a maior parte do quadro foi preenchida por um desejo de transformação mediada por aquilo que nos faz humanos: a escuta, o olho no olho, o respeito às diferenças, a busca pela equidade.
Em meio à saturação da tecnologia digital, a gente usou da inteligência humana pra construir sentidos compartilhados.
Ainda durante o evento, tivemos a honra de participar do podcast Letrando, da empresa Elefante Letrado. Lá, conversamos com a Scheila Vontobel sobre metodologias criativas para explicar ideias. O vídeo está na íntegra abaixo:
Para ter acesso ao ebook com a facilitação gráfica completa, é só clicar na imagem ao lado. Lembre-se que o registro visual do material traz as percepções das pessoas que participaram do evento. Tentamos contemplar toda a diversidade presente lá. Esperamos que este conteúdo traga boas reflexões sobre o futuro da educação.
Lucas Alves é artista visual, graduado em Psicologia e especialista em Design de Experiências, Storytelling e Psicodrama Organizacional e Educacional. Fundador da Ideia Clara, já produziu centenas de materiais explicativos para grandes organizações. Consultor em comunicação em organizações como Banco Mundial e Fundação Oswaldo Cruz, atuou em pesquisas de Educação em Saúde e Divulgação Científica. Em 2016, falou no TEDx sobre Desenho e Empatia. Você pode assistir o vídeo aqui.