Pensamento Visual: como imagens te
ajudam a entender o mundo
Às vezes fazer com que a pessoa entenda o que você tem em mente parece a coisa mais difícil do mundo, e dá uma vontade de perguntar “Quer que desenhe?”. Pois isso não é à toa, não! A gente, por natureza, é um ser visual, e os desenhos nos ajudam a entender melhor as pessoas e o mundo – desde a época das cavernas! Então, por que abandonar isso agora?
O pensamento visual reúne um conjunto de elementos gráficos e textuais – o que a gente chama de vocabulário visual -, para ajudar a transmitir ideias de formas simples e as tornarem mais acessíveis. Não é, também, sobre desenhar como Da Vinci, se é o que você está pensando. São formas e traços que mesmo quem acha que não consegue desenhar consegue fazer. Esquece isso de se preocupar com suas técnicas de desenho, o bonito e mais importante é transmitir a sua ideia da forma mais clara possível!
Já pensou em ter uma aula recheada de elementos visuais? E aquele slide cheinho de texto, que faz bocejar na reunião, substituído por imagens e formas gráficas? Ou aquela palestra que você não entendeu direito, com um resumo ilustrado para te localizar nos pontos importantes? Dá mais vontade de assistir, e é bem mais fácil focar no conteúdo, e não é por acaso! Nosso cérebro registra melhor as informações quando mesclam a linguagem verbal e não verbal – ou seja, texto e desenhos!
Na educação, as vantagens são ainda maiores. Dá só uma olhada:
Por isso é uma estratégia tão importante para professores, gestores, palestrantes, ou qualquer outra pessoa que tem como missão se fazer entender e passar uma mensagem adiante.
Os benefícios do pensamento visual são inúmeros, e podem te ajudar a organizar ideias, expor estratégias, analisar dados, ou para entender conceitos complicados. Além disso, se você precisa tocar em um assunto delicado, o recurso visual é a melhor pedida para tratar com seriedade sem pesar demais. Assim, a gente acredita que existe uma nova forma de ver e entender o mundo, e não só no campo profissional! Veja alguns exemplos: