Às vezes, garantir que a outra pessoa entenda o que você tem em mente parece a coisa mais difícil do mundo e dá uma vontade de perguntar: “Quer que desenhe?” Isso não acontece à toa!
Somos, por natureza, seres visuais e processamos melhor as informações quando desenhos ou gráficos estão envolvidos. Prova disso são os desenhos rupestres, que antecedem a criação do alfabeto e contam histórias que nos ajudam a compreender melhor a evolução humana.
O que é pensamento visual

O pensamento visual reúne um conjunto de elementos gráficos e textuais conhecido como vocabulário visual, que ajuda a transmitir ideias de forma simples e as torna mais acessíveis.
Você pode começar a pensar visualmente desenhando gráficos, diagramas, redes, linhas e mapas mentais; o importante é desenvolver seu poder de síntese e ter ciência das partes necessárias para demonstrar seu pensamento.
Os benefícios vão além de uma forma criativa de apresentar informações, pois o pensamento visual ajuda a organizar ideias, expor estratégias, analisar dados e compreender conceitos complicados. Quando utilizado para abordar temas delicados, permite tratar a informação com seriedade sem tornar o momento pesado. Fazer esquemas visuais, aliás, estimula naturalmente o raciocínio e pode ser uma maneira muito eficaz de processar informações e resolver problemas.
Pensamento visual na Educação
Apesar de hoje muito presentes no meio corporativo, os conceitos do pensamento visual se aplicam também a outras áreas, inclusive à educação, seja na produção de conteúdos didáticos ou mesmo na definição de estratégias das instituições e ensino e comunicação com a comunidade escolar.
Uma das principais vantagens do pensamento visual na educação é possibilitar conexões múltiplas ao fornecer ferramentas para que o professor não se prenda essencialmente aos recursos tradicionais.
Aquele slide cheio de texto pode ser substituído por imagens e formas gráficas; e aquela aula em que os alunos tiveram mais dificuldade pode ganhar um resumo ilustrado para ajudá-los a visualizar a informação de outra forma.
Você pode usar o pensamento visual para:

Explicar processos de matrícula, mudanças de estratégia e cultura

Contar histórias e mostrar os diferenciais da sua instituição

Deixar assuntos complexos ou sensíveis mais leves

Capacitar gestores, professores e alunos para serem mais visuais no seu dia a dia
Leve a Ideia Clara para sua Instituição de Ensino
Você pode contar com a gente para:
- Criar vídeos animados explicativos
- Acompanhar reuniões estratégicas com facilitação gráfica
- Potencializar seus materiais com desenhos