Como usar o Storytelling nas Organizações

Fazemos uso do storytelling desde que começamos a usar a linguagem. Em poucas palavras, storytelling quer dizer “contar histórias”. Considerando o contexto em que a expressão é usada e estendendo o seu sentido, storytelling tem a ver com o ato de se contar uma história ou de se construir uma narrativa de maneira convincente, clara e persuasiva.

O que é Storytelling?

Vamos desmembrar a expressão storytelling. O “story” e o “telling” são coisas distintas. Ou seja: uma coisa é a “história” e outra é a maneira como se “conta”. Para cada tipo de história, existe uma maneira de contá-la. E é exatamente essa a importância do storytelling: ele lhe ajuda a transmitir sua mensagem de maneira eficaz.

Quando vinculado a recursos visuais, o storytelling pode se tornar ainda mais potente. Em uma sociedade com um volume crescente de informações, o uso de histórias visuais se torna ferramenta essencial para criar novos sentidos. Você pode ler uma pouco mais sobre narrativas visuais e design de informação aqui.

Onde aplicar o Storytelling na sua empresa?

Um dos pontos em comum quando se fala do uso de narrativas nas organizações é a importância delas para a publicidade e o marketing, para a construção de marcas fortes e para o aumento na percepção do valor pelo público. A maior parte dos exemplos nos livros e cursos de storytelling são de propagandas (na maioria das vezes, internacionais) que, ao mesmo tempo em que tocam as pessoas, persuadem quem vai consumir o produto.

Nós queremos ampliar essa visão, e mostrar que você pode usar o storytelling em qualquer área da sua organização. Seja para contar a história de um projeto, ou engajar as pessoas em torno de uma causa importante.

Existe um território inexplorado para as narrativas visuais dentro das empresas, e nós vamos te mostrar onde você
pode aplicar essas técnicas. Veja só alguns exemplos, aplicados por área:

Um exemplo de estrutura narrativa que pode ser usada em qualquer setor é a técnica do Círculo Dourado. O idealizador da teoria do Círculo Dourado é o escritor e consultor de Gestão e Liderança, Simon Sinek. Segundo ele, empresas e líderes “normais” se comunicam usando a seguinte estrutura: 1) O que fazemos; 2) Como fazemos; 3) Porque fazemos. Simon Sinek propôs a inversão das respostas dessas perguntas, começando pelo “porquê”. A isso ele deu o nome de Círculo Dourado.

Para ajudar a compreender melhor como escrever um texto usando a técnica do Círculo Dourado, imagine que você trabalha em uma cafeteria que precisa de, em média, 15 minutos para finalizar um pedido de torrada com ovos e café, porque a equipe faz cada pedido em sequência. Então, após algumas pesquisas, você percebeu que é possível reduzir o tempo de todo o processo de criação para 4 minutos. Ao apresentar a ideia para sua equipe, usando a teoria de Simon Sinek, você deve começar falando sobre o motivo de a proposta ser importante. Veja abaixo:


O conteúdo dessa postagem faz parte do nosso e-book gratuito Como usar o Storytelling nas Organizações. O material está recheado de informações para lhe ajudar a colocar essa ideia em prática! Lá você vai encontrar mais detalhes sobre o Círculo Dourado e outras técnicas, as jornadas heróicas, e muitos exemplos para aplicar em sua organização. Para ter acesso, basta clicar na imagem ao lado!

Lucas Alves é artista visual, graduado em Psicologia e especialista em Design de Experiências, Storytelling e Psicodrama Organizacional e Educacional. Fundador da Ideia Clara, já produziu centenas de materiais explicativos para grandes organizações. Consultor em comunicação em organizações como Banco Mundial e Fundação Oswaldo Cruz, atuou em pesquisas de Educação em Saúde e Divulgação Científica. Em 2016, falou no TEDx sobre Desenho e Empatia. Você pode assistir o vídeo aqui.