Senta que lá vem Storytelling

Storytelling é um termo chique para, nada mais que, um conjunto de técnicas para contar histórias. Não é do tipo “Era uma vez”, mas algo que faça mais sentido com as suas ideias. Não entendeu? Então senta que lá vem storytelling!

Vivemos na era da informação instantânea, bombardeados por mensagens diferentes em uma velocidade muito rápida, e isso se torna um desafio para os produtores de conteúdo. Afinal, como a sua ideia vai se destacar no meio desse oceano de informações? Para responder a essa pergunta, criam-se milhares de técnicas para aumentar a efetividade do seu produto, e o storytelling é uma delas.

Mesclando a narrativa a um conteúdo, conseguimos um nível muito maior de atenção e memorização. Isso porque você conversa com as emoções do seu público, criando laços e gerando mais sentido para quem consome! Já se foi o tempo em que as pessoas só se importavam com o produto final. Hoje, a ideia por trás, o propósito que te faz criar, é o ponto mais importante da sua marca, porque gera a identificação necessária para o cliente. Isso é, na verdade, a teoria do Círculo Dourado, de Simon Sinek. Essa técnica tem como objetivo fazer com o que o interlocutor se sinta inspirado com a descrição da sua ideia através da sua própria inspiração!

Eu aposto que você já viu algum filme na infância de que se lembra quase com perfeição, mesmo anos depois. Acertei? É que as histórias têm esse poder de conversar tão bem conosco que praticamente se tornam parte de nós – e as memórias permanecem. Por isso, prepare ao seu público uma jornada! Não falo de nada muito mirabolante, mas uma narrativa que faça sentido com o seu conteúdo, e que cause um efeito semelhante em quem o recebe. A escolha de palavras não foi por acaso aqui, já que eu queria trazer a teoria da Jornada do Herói, de Joseph Campbell para essa conversa. Esse conceito é, na verdade, uma espécie de molde que mitos e histórias de sucesso seguem há séculos, e que continua dando certo. Nossos heróis modernos favoritos, como Harry Potter e Batman, seguem esse ciclo – ou similares, como a Jornada da Heroína ou do Idiota -, mas ele não se aplica somente à ficção, não! Experimente contar a sua ideia através de personagens simples, seguindo essa técnica!

Os detalhes de como utilizar o storytelling para passar a sua mensagem podem parecer confusos agora, por isso, vou te dar uma ajudinha. Preparamos um e-book gratuito e recheado de informações que você precisa para colocar essa ideia em prática! Lá você vai encontrar mais detalhes sobre o Círculo Dourado, as Jornadas do Herói, Heroína e Idiota, e um conteúdo muito legal!

Se interessou? Para baixar é só clicar aqui.

LIVRO DIGITAL “DESENHE SUA IDEIA”

Vamos trocar uma ideia?

Menu